Home Page  
Sobre
Links

Patologias

Alérgicos
Imunoterapia
Parceiros
Contatos
 
 
 

Pneumonia é causada por diferentes agentes (físico, químico ou biológico) que levam à inflamação dos alvéolos .

Os mais importantes agentes etiológicos de pneumonia são os vírus e as bactérias típicas (Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenza etc.) ou atípicas (Micoplasma ou Clamydia pneumoniae). Os germes atípicos correspondem por 1/3 das PAC (Pneumonias Adquiridas na Comunidade).

Principais agentes bacterianos:

- S. pneumoniae: É um coco gram - positivo e é o principal causador de pneumonia (PAC) em crianças e adultos. Além de pneumonia, ele pode causar outras infecções, como otite média aguda, sinusite, meningite e bacteremia.

- H. influenza: É uma bactéria gram - negativa que tem maior relevância em pacientes com necessidade de internação e tabagistas portadores de DPOC.

- K. pneumoniea: É um bacilo gram - negativo, aeróbico, que faz parte da flora bacteriana normal do intestino. No entanto, nas vias respiratórias pode causar infecções graves, geralmente em pacientes com doenças crônicas. É um agente etiológico comum de infecções respiratórias hospitalares assim como Stafiloccocus aureus resistentes,

O quadro clínico clássico da pneumonia, segue um epsódio de infecção de vias aéreas superiores e caracteriza-se pelo início súbito de febre, calafrio, dor torácica, falta de ar, e tosse com expectoração purulenta além de dor de cabeça, astenia e anorexia.

A falta de ar pode ser o sinal mais sensível no idoso e também em crianças pequenas, além da queda do estado geral.

Conheça mais sobre Pneumonia em PDF (Fonte externa)

 

 

 

HOME | SOBRE | LINKS | PATOLOGÍAS | ALÉRGICOS | IMUNOTERAPIA | CONTATO 2009 - Todos os direitos reservados